domingo, 6 de março de 2011

Módulo 3 – Aula 03 – 19/02/11 - Linha Turismo

            Através do trajeto pude observar que os idealizadores do passeio souberam escolher muito bem os bairros da zona norte, por onde passa a jardineira da Linha Turismo, mostra os bairros de Curitiba que ainda preservam a natureza, onde as diferenças culturais não são tão aparentes, por haver poucas moradias no percurso, a região mais habitada, menos preservada e pobre da cidade é a zona sul. Assim a impressão que os turistas terão de Curitiba será bem diferente da realidade.
            No percurso o acesso a cultura é muito grande, passamos por vários teatros, alguns nem são citados durante o trajeto, mas como sou moradora antiga conheço a maioria, assim como são muitos os museus e igrejas, perto do percurso, tornando assim bastante rica a cultura da cidade, todos os meios de comunicação encontram-se nessa região, as emissoras de televisão e a maioria das rádios.
Os bairros por onde passamos foram colonizados por imigrantes italianos e poloneses, por isso a gastronomia oferecida é bastante farta, assim como o artesanato da região. Somente vimos pichações nos lugares mais próximos do centro da cidade, bem como no centro. Acho que a manutenção dos pontos turísticos visitados está bastante precária, como pudemos observar na Rua 24 Horas, praticamente não existe mais, sem falar da falta de segurança pública nos parques, principalmente o Barigui, e no centro histórico que a noite é tomado por todo tipo de pessoas, tornando sua visitação impossível. 
Mesmo com todos os problemas que somente os olhos dos moradores conhecem, acho que os turistas devem sair com uma boa impressão de nossa cidade, pois, eu mesmo adorei o passeio, parecia que estava em uma das cidades da Europa que a gente vê na televisão, agora sei porque Curitiba tem fama de cidade de primeiro mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário