quinta-feira, 17 de março de 2011

Módulo 4 – Aula 01 – 12/03/11

Nossa 1ª aula do Módulo 04, foi de bastante atividades, começamos respondendo 2 perguntas sobre psicologia, o desenvolvimento e a aprendizagem, assistimos ao vídeo sobre a psicologia na educação, que mostra como o educador deve ter como princípios o respeito e o diálogo. O desenvolvimento da aprendizagem compreende a disciplina, motivação, gênero e diversidade cultural.
            A psicologia tem diferentes concepções: estudo da mente; análise do comportamento; guia para autoconhecimento humano; tratamento de enfermidades psicológicas; estudo da alma; estudo do homem; trabalho profundo com pessoas. É dividida em psicologia do senso comum e psicologia científica: que estuda a história, os problemas, desafios, contribuições para nós educadores.
            A psicologia também estuda o homem como ser: biológico e social; individual e cultural; racional e emocional; subjetivo e objetivo.
Uma das tarefas é responder os pratiques:

1) Qual é a definição de psicologia e qual é o eu objetivo de estudo, segundo a autora do módulo?
R: A psicologia é a ciência que estuda o ser humano concreto em todas as suas expressões como comportamento e sentimentos construídos a partir das relações sociais, das vivências individuais e da constituição biológica.

2) Quais as relações entre psicologia e educação?
R: A psicologia é solicitada a intervir na solução de problemas bastante variados, mesmo que esteja sempre encontrando resistências e oposições, ela tem contribuído em diferentes domínios, sendo o da educação um deles. As relações entre psicologia e a educação, apesar de parecerem óbvias, são complexas e envolvem vários aspetos, tanto concordantes como de oposição. Tendo como alvo comum a criança, a psicologia e a educação têm discutido desde há muito tempo os processos de desenvolvimento e os de aprendizagem.

3)  Como a psicologia pode me ajudar na realização das tarefas no meu dia-a-dia, na escola onde trabalho?
R: A psicologia nos proporciona uma visão do desenvolvimento da pessoa a partir de algumas concepções teóricas, assim podemos levar em conta isso na realização das nossas tarefas do dia-a-dia. Pode nos ajudar a compreender melhor algumas atitudes dos alunos, professores ou colegas de trabalho.

            Depois disso falamos sobre o PPS e sobre o trabalho em grupo, nosso grupo é formado pelos alunos: Carla, Maicon, Widrson, Marta, Letícia e eu, deveremos pesquisar sobre o teórico SKINNER, a apresentação do seminário será dia 26/03.

Nenhum comentário:

Postar um comentário