quarta-feira, 9 de março de 2011

Pratiques Módulo 03 - pg. 70 e pg. 83

Pratique pg. 70 – Módulo 03

            Todas as regras são consideradas importantes na escola em que trabalho, além das contidas no Regimento Escolar e no Projeto Político Pedagógico, também são cobradas as noções de cidadania do aluno.
            Porém como o ambiente escolar é formado por várias pessoas que pensam de maneiras diferentes, deve-se tomar cuidado quando falar com os alunos, para não influenciá-los a tomar para si as nossas verdades, tirando deles o direito ao livre arbítrio. A escola deve ensinar o que é ética, respeito, responsabilidade, explicar quais são as regras e as Leis que nos regem, e quais são as conseqüências para os que não as pratica.
            Particularmente, uma frase que sempre digo, é que “a escola existe para que o aluno adquira conhecimento, a educação o aluno tem que trazer de casa”, infelizmente na prática, alguns pais pensam que a escola é responsável pela educação dos alunos, e deixam de ensinar os valores morais que as crianças devem trazer de casa, como a honestidade, sinceridade, justiça, respeito, e tantos outros que fazer parte da educação que os pais devem passar para os filhos.
Hoje em dia é grande o número de famílias desestruturadas, e o reflexo disso na sociedade, se percebe não só na escola, como nas casas, ruas, ônibus, bancos, comércios e repartições públicas, quando o respeito pelo próximo está em desuso, a distorção dos valores morais é comum.
Antigamente, havia uma disciplina no currículo escolar, que tinha como objetivo passar o conhecimento dos valores morais, e o respeito e o amor pela pátria, a Educação Moral e Cívica, em minha opinião, ensinava quais eram os limites dos alunos para uma convivência saudável sem transgredir regras e leis.


Pratique pg 83 – Módulo 03

Hoje em dia a sociedade, através da legislação educacional, chamada Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, reconhece no professor, no aluno e na família atores do processo de formação escolar.
A educação em valores é um processo social que tem como objetivo, passar aos alunos, através da escola, a identificação dos valores, que deverão estar presentes não só no conteúdo das disciplinas, como também nas atitudes de toda a comunidade escolar, visando a formação da pessoa enquanto cidadão.
A educação em valores está presente em todas as disciplinas do currículo escolar, e no PPP das escolas, porém são poucos os professores que conseguem passar aos alunos esses valores, são mais bem absorvidos quando se trabalha o tema em Feiras Multidisciplinares, palestras, e discussões em sala de aula sobre temas como: violência, drogas, família, diversidade cultural, etc.

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