quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Módulo 3 – Aula 02 – 12/02/11

Nesse dia começamos a aula lendo a reflexão da pg. 34 da apostila, que apresenta algumas perguntas que deveria ser respondida por nós. Assistimos 2 vídeos, o 1º sobre era “A folha Amassada”, que fala sobre o sentimento de ressentimento que fica quando somos maltratados, que mesmo que nos peçam desculpas, guardamos alguns traços de magoa. O outro vídeo era sobre o módulo 3, onde o autor, Dante Diniz Bessa, nos apresentou a apostila:
  • Unidade I fala que a transformação do homem se dá pela cultura, pelas relações simbólicas, pelo modo como intervimos, e pela questão valorativa. A educação na escola, os alunos são submetidos à cultura científica, e tem fins específicos de formar cidadão e formar trabalhadores. Esse tipo de educação cultural dificulta a interação das culturas diversas existentes na escola.
  • Unidade II descreve a linguagem e símbolos, que são expressos através de brincos, piercing, roupas e costumes. A linguagem é o meio do ser humano se comunicar, existem códigos e regras para interpretar os símbolos, outra maneira de comunicação é por meio de sinais.
  • Unidade III aborda o trabalho, as práticas e a cultura. O trabalho hoje é entendido como atividade para transformar a natureza, pode ser manual ou intelectual, o trabalho nosso como educador é educar.
  • Unidade IV apresenta os valores e prática culturais. Valorar é atribuir valor às pessoas, objetos e coisas naturais. Existem os valores: estéticos, se é belo ou feio se agrada ou não; éticos, expresso através de atitudes tomadas pelas pessoas; políticos, que apresenta as diferentes formas de organização de uma sociedade.
  • Unidade V narra as práticas culturais de cidadania e as relações com outras culturas.
Fizemos o intervalo, e na volta fizemos uma atividade em dupla onde cada dupla teria que apresentar para a turma o nome de uma canção de roda através de mímica, nós achamos a nossa bem difícil, era Terezinha de Jesus. Depois nos dividimos em 6 grupos de 4 participantes, cada grupo respondeu uma reflexão da apostila, que depois foi apresentada para a turma. No final da aula o Helton nos passou o prazo de entrega do PPS, que deverá ser antes do carnaval, e combinamos sobre o passeio turístico que faremos no próximo encontro dia 17, nos encontraremos às 8:00h na Praça Tiradentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário