sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Módulo 09 – de 27/08 à 01/10/11


            No dia 27/08 tivemos fechamento do modulo 08 e a 1ª aula do módulo 09 - Direito do Trabalho, ficamos sabendo que nesse não teríamos PPS, foram feitas algumas apresentações de biografia de colegas que já haviam terminado essa tarefa que foi elaborada com base na atividade do módulo 01: Autobiografia, a do Maiko meu colega de dupla, me emocionou bastante, porque, ele ainda é tão jovem e tem uma história bastante intensa e escreve com tanto sentimento e sabedoria, que parece o relato de alguém com muito mais idade do que ele tem, hoje o vejo diferente e o admiro ainda mais.
         A Lú nos falou sobre as unidades e nos passou 4 atividades de Pratiques que deveríamos elaborar e entregar no final do módulo, nos passou o cronograma do próximo mês, e nos informou que dia 10/09, não teria aula, já que seria durante um feriado prolongado, porém teríamos que repor esse dia no fim do ano.
            A aula do dia 03/09, começou com uma palestra da representante de Funcionários na APP Sindicato, quando ela nos relatou a história da sindicalização dos servidores estaduais e suas conquistas. Na segunda parte da aula fomos para sala de aula, onde discutimos sobre assuntos levantados durante a palestra, foi bastante informativo.
            Dia 17/09, a aula foi no Colégio Izolda Schimidt, realizamos atividades em grupo na sala de aula, os integrantes do meu grupo foram o Maiko, a Marina e o Eduardo, nosso colega Thiago não foi porque havia se acidentado acendendo o fogo do churrasco no final de semana anterior, a Marina ligou para ele e ele disse que estava bem, esperamos que ele venha na próxima aula. A aula foi sobre Direito Administrativo, respondemos algumas perguntas depois discutimos nossas respostas, estava tão boa que vieram nos avisar do horário, fomos os últimos a sair.
            A última aula do Módulo 09 foi dia 24/09, teve uma palestra com um advogado do sindicato, ele falou sobre a forma de ingresso no Estado, que o regime de contrato dos funcionários públicos é estatutário, o ingresso no serviço público é por concursos públicos. Explicou como é o quinquênio, disse que é um adicional de 5% no salário a cada cinco anos trabalhado, e após os 31 anos o funcionário recebe mais 5% a cada ano trabalhado, que o funcionário tem estabilidade no emprego após o estágio probatório, que não pode ter acumulo de cargo. Falou que os readaptados não perdem seus direitos adquiridos, que temos direito a licença especial de 3 meses a cada cinco anos, desde que não tenhamos 6 faltas descontadas nesse período ou licença médica de 90 dias, também falou sobre as licenças para tratamento de saúde própria e de parentes de 1º grau, maternidade de 180 dias, paternidade 8 dias, atestado médico e aposentadoria que cada caso é um caso e citou exemplos. Na segunda parte da aula em sala de aula foi discutido o que se ouviu na palestra, alguns alunos faltaram e foi o bastante para que houvesse o maior buchicho sobre reposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário