sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Módulo 10 – 05/11/11

             Estudamos o capítulo 4, comunicação, mídia e sociedade. Na comunicação midiática a função social afirmativa da mídia é vigiar, integrar, transmitir a herança cultural, entreter e divertir, atribuir status e normatizar, além disso, tem também a função negativa ou disfunção que narcotiza as pessoas.
            Reflexão pg. 74: O que você pensa sobre a afirmação de que a mídia é imprescindível para a sociedade? Você concorda? Sobre a escola você pensa o mesmo? E a mídia é imprescindível para a escola? Resposta: Sim nos dias de hoje a mídia se tornou imprescindível, já que através da internet se pode acessar informações sobre o mundo globalizado. Na escola também, já que a mesma faz parte da sociedade e a comunidade escolar acessa todos os tipos de mídias.
            Reflexão pg. 78: Resposta: O comportamento de meus filhos sobre as mídias é o seguinte, eles usam a internet e assistem televisão ao mesmo tempo, eu uso mais a televisão, gosto de me manter informada assistindo aos noticiários e me distraio vendo filmes e seriados. Na escola, acho mais complicado divertir e concentrar ao se comunicar, porque muitas vezes os dois tipos de comunicação usados ao mesmo tempo, podem desviar a atenção dos alunos e tirar o foco da comunicação.
Reflexão pg. 82: Resposta: Sim porque o comportamento das pessoas depende do meio em que estão inseridos, somos influenciados pela mídia na construção da sociedade contemporânea, porém, não devemos deixar de usar nosso senso crítico, e nossa posição em relação a nossas crenças, senão corremos o risco de perder nossa personalidade.
            Reflexão pg. 96: Resposta: Sim é possível aprender com materiais que produzem significação, as pessoas aprendem com outras pessoas e com as informações da mídia. A diferença entre conhecimento e informação é que conhecimento é aquilo que adquirimos através das informações.
Pratique pg. 98: Resposta: A pessoa que tem mais acesso à informação, através de diversas mídias e interage com as mesmas, fica com a cabeça aberta, tem um vocabulário mais extenso, ao contrário de pessoas que só tem acesso a televisão, fica bitolado ao pouco conhecimento adquirido e menos criativo, seu comportamento é mais tímido e inseguro do que a pessoa que interage com diversas mídias
            Pratique pg. 103: Resposta: O uso da mídia no processo pedagógico dentro da escola hoje em dia está se tornando imprescindível, porque quando é usado em sala de aula, enrique o conteúdo da disciplina e torna a aula mais interessante, com isso se prende a atenção dos alunos através do mundo lúdico das ferramentas de comunicação encontrado tanto no mundo digital quanto nos livros didáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário