quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Módulo 11 – 19/11/11

Iniciamos o módulo 11, porém utilizaremos a apostila do módulo 12, Biblioteca Escolar. No início da aula assistimos a um vídeo “História da palavra escrita”, começou mostrando sítios arqueológicos da Mesopotâmia, há 3200 a.c., no entorno do então hoje Iraque, onde foram encontradas tábuas de argila com caracteres, que são considerados a primeira forma de escrita de todo o mundo. O povo que habitava essa cidade eram os Sinérios, responsáveis pelos primeiros teoremas de Pitágoras e da roda, encontrada em desenhos, sua cultura começou às margens do Eufrates e do Tigre, mas se espalhou pelo mundo. Sinais eram usados impressos em pequenos pedaços de argila e cerâmica, para representar as mercadorias comercializadas na época.
A escrita em paredes, são chamadas de pictografias, são as primeiras formas de escrita. O logogrifo é a representação de palavras através de desenhos.
Nas ruínas Lipur, foi encontrada uma Biblioteca com 130 tábuas escritas que são documentos sobre a história da elite do povo da Suméria. As capacidades de ler e escrever só eram desenvolvidas pelos filhos dos ricos, os que podiam pagar pelo ensino e se tornar escribas. A civilização Suméria foi absorvida pelos povos vizinhos e formaram a base da escrita da humanidade.
Pratique: registrar em seu memorial os pictogramas que são mais usuais no seu cotidiano. Resposta: Sinais de trânsito, símbolos usados para representar banheiro, etc.
Curiosidade: O primeiro livro impresso foi a “Bíblia”, por Gutenberg.
            No segundo vídeo que assistimos “Livro é cultura”, mostrava apenas imagens relacionadas ao título.
            O terceiro vídeo “Book” mostrava um comercial sobre o livro, mostrando como pode e deve ser usado um livro, fazia uma alusão a um objeto que não era conhecido e seu funcionamento, como se fosse um manual de uso do livro.
            Vimos alguns slides sobre biblioteca, e a forma de distribuir melhor o espaço físico destinado a ela.
            Aprendemos que hemeroteca pública é recortes de jornais com notícias de determinados assuntos, como: política, cotidiano, etc., são separados por título, podem ser usados jornais de grande circulação, como: O Globo, A Gazeta, etc.
            A função do bibliotecário é organizar a informação de forma à disponibilizar seu uso, vimos também um vídeo do Globo Universidade, sobre o curso de Biblioteconomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário