quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Modulo 08 – de 06 à 27/08/11

Dia 06/08, ao chegarmos ao colégio José Guimarães, tivemos uma grande surpresa, tínhamos outra Tutora, o Helton havia mudado de colégio, nós já sabíamos que isso talvez acontecesse, no entanto, fiquei triste, já que tenho problemas com perdas e mudanças, por ser uma pessoa bastante conservadora.
            No entanto, a nova professora é muito querida se chama Lucineide, “Lú” para os íntimos, está quase se aposentando, trabalhava na SEED, e vai nos acompanhar por dois módulos o 08 e o 09, depois será o César, professor da área específica que nos acompanhará nos módulos seguintes. Essa aula serviu mais para que a Lú nos conhecesse e nós a ela, já que foi instantâneo o fato dela assumir nossa turma, fomos informados por ela que o dia 07/08 era dia do Funcionário de Escola, coisa que eu não sabia.
            A aula seguinte, dia 13/08, fizemos 4 pratiques da apostila, foi uma atividade em grupo, que devíamos fazer em dupla, modelos de Requerimento, Memorando, Carta, Análise de textos e Ofício, minha dupla foi com o Maiko. A Lú nos explicou como seria as PPSs, uma biografia de um colega, um relatório sobre uma obra observada na visita que faríamos ao Museu Oscar Niemayer, pesquise e avaliação ambiental do colégio que trabalhamos, e um relatório sobre a visita ao MON.
            No dia 20 de agosto, visitamos o MON, nos encontramos com a nossa tutora na entrada do museu, onde aguardamos até às 10:00h, a abertura, para fazermos nossa visita, eu particularmente, vinha protelando essa visita desde a inauguração, já que sempre admirei as obras do Arquiteto Oscar Niemeyer e gosto de telas e esculturas.
            Iniciamos nossa exploração pela sala Frida Kahlo, que abrigava uma exposição de Erbo Stenzo, com lindos móveis, logo a seguir estavam os enormes cones de madeira que estão expostos, no hall seguinte.
            Eu e o Maiko nos separamos do grupo, passamos pela exposição das telas de Arcanjo Ianelli, com formas geométricas, as quais não me chamaram a atenção. Vimos a exposição dos Piotr kunce – cartazes poloneses, no Espaço Niemeyer as maquetes das suas obras mais importante, e belas fotos da cidade de Paris no século passado, o Pátio das esculturas a céu aberto, a desinstalação de Marcio Prado, MAP, o inicio do acervo MON.
            Uma das minhas melhores impressões ficou por conta do túnel que dá acesso ao Salão Principal que é no Olho, é muito bonito, e após subir vários lances de escada, não quisemos ir de elevador, veio minha maior decepção, o Olho, que na inauguração, mostraram na televisão, e tinha duas laterais de vidro com uma linda vista panorâmica, agora é todo pintado de preto, conforme fomos informados por funcionários, para não estragar as obras expostas naquele espaço.
            Mas continuamos nossa exploração, então já perto da saída resolvemos visitar a Sala Pancetti, foi lá que encontramos as mais belas telas, e esculturas, fizeram valer toda a visita.

Um comentário: