domingo, 19 de junho de 2011

Módulo 6 – Aula 03 – 28/05/11

O tema dessa aula foi a Gestão da Escola Pública, vimos um vídeo de apresentação do módulo 6, que aborda a gestão da educação escolar, nas 5 unidades que o compõe, buscam refletir sobre a administração da escola, analisa por meio da compreensão da estrutura escolar no Brasil e dos contornos legais de seu funcionamento, apontando concepções e implicações legais e operacionais, com ênfase no PPP e no trabalho coletivo na escola, discute os mecanismos de participação da comunidade escolar e a construção progressiva de sua autonomia, também abre discussão sobre a gestão democrática e os trabalhadores da educação, destacando a ação pedagógica que se realiza na escolar, ressaltando a necessidade da participação efetiva dos trabalhadores da educação no processo de construção da gestão democrática na escola e na garantia da educação que todos tem direito.
            Num outro vídeo, verificamos que a LDB, aborda a Gestão democrática, onde a comunidade escolar deve se reunir para estuda-la. A Lei 94/96, liberou a elaboração do calendário escolar de acordo com as regiões a critério das necessidades da região. Também mostrou que através da avaliação diagnóstica contínua da escola o Estado tenta regular a qualidade da educação. Resumindo, o debate sempre leva ao consenso, deve haver equilíbrio e não conformismo na gestão democrática.
            Depois, nos dividimos em grupos para ler e discutir o texto: Gestão democrática X Educação de qualidade, eu e o Maiko, formamos dupla, então escolhemos um tópico, que deveríamos sintetizar e apresentar a turma.
Depois do intervalo, ainda em grupo, lemos outro texto e cada grupo apresentaria uma ação para 1 dos indicadores abaixo:
“Desafios da organização e gestão escolar”.
Parte 2 – Organização e gestão a serviço a serviço do Projeto Politico Pedagógico da escola.
Indicadores:
2.1 – Diretrizes e Normas.
2.2 – Organização e uso pedagógico do espaço escolar.
2.3 – Características de uma gestão democrática.
2.4 – Sistema Escola, autonomia e educação.
2.5 – Participação da família e comunidade.
2.6 – Registro da memória e documentação escolar.
O indicador que tivemos que trabalhar foi o 2.2 - Organização e uso pedagógico do espaço escolar, escolhemos a afirmação: - outros espaços educativos devem ser conquistados, como: Laboratório de Informática, Laboratório de ciências, sala para atendimento individual, quadra ou ginásio desportivo, nossa observação foi feita por escrito e entregue para o Helton. 

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