terça-feira, 14 de junho de 2011

Módulo 6 – Aula 02 – 21/05/11

            No início da aula apresentamos nosso trabalho, depois a Marcinéia, estagiária do Helton, nos deu aula, sorteou duplas, a minha colega foi a Maria Izabel, tivemos que falar sobre nosso colega de dupla, a Izabel, ela é casada tem 2 filhos e trabalha no Colégio Fanaya, é Agente de Execução II, é formada em Pedagogia, mora no Portão, sua casa fica a dois km do colégio que trabalha na Vila Izabel, ela vai a pé , ela trabalhou como PSS nesse mesmo local, de 2006 até 2010, a partir daí, assumiu como concursada, porém quer ir para outro colégio, que seja mais próximo de sua casa.
            O tema da aula foi Gestão Escolar, discutimos  e trocamos idéias e deveríamos escrever uma síntese sobre o texto que foi trabalhado e publicar no blog ou entregar impresso, sobre as  3 formas de gestão:

            Gestão Democrática – que busca o bem comum, a igualdade e participação de todos, inclusive a da comunidade. Em resumo, o bom diretor deve ser um administrador, procurar manter a escola inserida nas normas do sistema educacional, seguir portarias e instruções. Também deve valorizar sua equipe, para poder proporcionar uma melhor qualidade do ensino. A gestão democrática da educação deve organizar ações que proporcionem a participação da comunidade escolar, tanto na formulação do PPP do colégio como na tomada de decisões quanto ao uso dos recursos e da necessidade da execução das deliberações coletivas.

            Gestão Tecnocientífica – sua função é direcionada, o é poder centralizado, com ênfase na administração, a comunicação é linear, seu foco está nas tarefas. Essa forma de gestão propõe que somente pessoas capacitadas técnica e cientificamente na área podem executar sua gestão, o que não é de todo ruim, para isso os professores que geralmente são os diretores dos colégios, teriam que ter conhecimento de Administração para poder gerir, já que a parte pedagógica eles já tem.

            Gestão Autogestionária – a coletividade é que toma as decisões, a comunidade escolar é que administra em regime democrático e em igualdade de condições. Porém a falta de cultura em relação a essa forma de gestão torna inviável sua implantação, já que é fundamentada em princípios socialistas, e terá que conviver com princípios capitalistas, de nossa forma de sociedade. Para tornar uma sociedade autogestionária, teria que começar sua construção pela educação, sua aprendizagem deveria ser não-autoritária, que impediria a internalização da submissão e erradicaria a submissão. Hoje o que se encontra com freqüência, são pessoas que não querem participar desse tipo de gestão, justificam não querer agregar mais responsabilidade, quando na verdade está inserido em nosso subconsciente esse repudio, através da forma de educação recebida por nossa sociedade.

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