terça-feira, 16 de novembro de 2010

PPS - Módulo 2 – 06/11/10

Módulo 2 – Aula 01 – 06/11/10

            Na primeira aula do Módulo 2, cheguei às 9:30h porque tive que ir na faculdade fazer prova, quando entrei, estavam assistindo um vídeo sobre a História da Educação, depois do intervalo, a profª Joyce que é a Coordenadora do nosso curso, esteve na sala para se apresentar, dar boas vindas e algumas explicações sobre o curso. O Helton nos explicou o que é memorial, como deveria ser feito e postado no blog. Aproveitando a deixa, gostaria de registrar que o curso não está sendo como eu esperava que fosse, pensei que sendo um curso à distância nos seriam passadas atividades para serem produzidas em casa, através de pesquisas ou apostilas com tarefas. No entanto as tarefas de visitas às escolas e museus, fugiram um pouco da minha expectativa, por ocuparem um tempo extra para elaboração e deslocamentos que ocupam boa parte do meu tempo. Talvez eu esteja um tanto quanto ocupada com a conclusão da faculdade e isso está me deixando estressada, espero que no próximo módulo melhore. Uma coisa que está me travando é a autobiografia, pois não gosto de escrever sobre mim, prefiro falar.
            Quanto ao vídeo apresentado em sala de aula, gostaria de fazer uma observação:
A Educação Especial citada pela autora do vídeo, infelizmente não é acontece nas escolas, tanto para portadores de necessidades especiais quanto para alunos superdotados. Já que na LDB (Lei 9394/96), Capítulo V, cita:
Art. 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.
 § 1º Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.
Art. 59. Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais:
I - currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades;
II - terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados;
III - professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns;
IV - educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora;
As escolas fazem de conta que cumprem a LDB quando se trata de educação inclusiva, por falta de profissionais especializados.
Concordo com a citação de que:
A Educação Profissional, integrada as diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva.
Pois temos o curso de Técnico em Enfermagem em nosso colégio, e maioria dos nossos alunos já sai do curso com empregado garantido.

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