terça-feira, 24 de abril de 2012

Módulo 13 – 31/03/12


Na primeira parte da aula desse dia, tivemos uma apresentação do pessoal de Multimeios da SEED, o Willian, a Rosangela, o Carlos e outra menina que não peguei o nome. Eles nos mostraram como é feito o trabalho do setor deles, os vídeos usados no site dia a dia educação, os desenhos animados, efeitos especiais, o cover it live (chat com o DITEC) que é o contato direto com a superintendente Merouji, a webconferência, que é transmitida pela Diretoria de tecnologias Educacionais DITEC, é coordenada pelo pessoal de multimeios, contato: multimeiospr@gmail.com.
Depois do intervalo a aula foi no Laboratório de Ciências, o Cesar fez experiência com gasolina, mostrar como se pode verificar se o combustível que usamos nos carros estão adulterados, e se o valor que existe de água no combustível, está dentro da taxa permitida. A fórmula utilizada é:
Vn - 100%
V  -  X
Vn= volume inicial gasolina
V= volume gasolina pura
O volume permitido é de 20% de álcool anidro misturado na gasolina, na experiência que ele fez tinha 30% de água, então a gasolina estava adulterada.
Questões para responder:
1 – Quais problemas causados por gasolina adulterada em carro movido a gasolina?
R: Maior consumo de combustível, perda do desempenho do carro, falha no funcionamento, danos na bomba de combustível, aumento de partículas poluentes, corrosão do sistema de injeção eletrônica, etc.
2 – Quais impurezas mais comuns encontradas na gasolina?
R: Solvente, água, enxofre.
3 – Que vantagens tem o proprietário do posto de combustível em adulterar o combustível?
R: Aumento no lucro dos donos de posto, já que o solvente e álcool misturados, tem um preço menor que o da gasolina, e no álcool utilizado, a quantidade de água é maior que a permitida.
  



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