sexta-feira, 29 de abril de 2011

Módulo 5 – Aula 02 – 16/04/11

Na segunda aula do módulo 5, o Helton falou sobre a entrega dos trabalhos, disse que alguns alunos estão atrasados, e deveriam por as entregas em dia, nos entregou as perguntas que havíamos respondido na 1ª aula do módulo 4, sobre psicologia, pediu para verificarmos se ainda pensávamos da mesma forma ou se teríamos que mudar ou complementar nossas respostas e postar no memorial.
            Em relação à 1ª pergunta o que é psicologia? Devo complementar minha resposta, respondi que é o estudo do comportamento do ser humano. Porém depois de estudarmos o módulo 4, quero complementar, dando a resposta da autora da apostila, Regina Pedroza, que resume dizendo que vários estudos sobre o assunto, levam a seguinte definição: a psicologia é a ciência que estuda o ser humano concreto em todas as suas expressões como comportamento e sentimentos construídos a partir das relações sociais, das vivências individuais e da constituição biológica. Quanto a 2ª questão que pede a relação entre desenvolvimento e aprendizagem, havia respondido que a aprendizagem só é absorvida através do desenvolvimento das habilidades do ser humano. A autora afirma que: os processos de desenvolvimento e de aprendizagem estão relacionados; a relação entre esses processos é explicada de forma diferente pelas teorias psicológicas; a definição de desenvolvimento que enfatiza é que desenvolvimento é um processo descontínuo, marcado por rupturas, retrocessos e reviravoltas.
            Assistimos ao vídeo de apresentação do módulo 5, Educação, Sociedade e Trabalho feita pelo Profº Ricardo Gonçalves Pacheco, começa dizendo que a mesma foi elaborada em conjunto com o Prfº Erasto Fortes Mendonça, na unidade 1, aborda a construção da lente sociológica, a unidade 2, o funcionalismo, teoria fundada por Durkheim e materialismo dialético, a unidade 3, cita a educação na perspectiva conservadora com registro de Émile Durkheim e a influência liberal de John Dewey e da teoria do capital humano, a unidade 4, sobre a educação na perspectiva crítica, a unidade 5, a reestruturação capitalista, reformas de Estado e o mundo do trabalho.
            Depois disso acompanhamos na apostila a apresentação e os objetivos do da mesma, as estagiárias Na segunda aula do módulo 5, o Helton falou sobre a entrega dos trabalhos, disse que alguns alunos estão atrasados, e deveriam por as entregas em dia, nos entregou as perguntas que havíamos respondido na 1ª aula do módulo 4, sobre psicologia, pediu para verificarmos se ainda pensávamos da mesma forma ou se teríamos que mudar ou complementar nossas respostas e postar no memorial.
            Em relação à 1ª pergunta o que é psicologia? Devo complementar minha resposta, respondi que é o estudo do comportamento do ser humano. Porém depois de estudarmos o módulo 4, quero complementar, dando a resposta da autora da apostila, Regina Pedroza, que resume dizendo que vários estudos sobre o assunto, levam a seguinte definição: a psicologia é a ciência que estuda o ser humano concreto em todas as suas expressões como comportamento e sentimentos construídos a partir das relações sociais, das vivências individuais e da constituição biológica. Quanto a 2ª questão que pede a relação entre desenvolvimento e aprendizagem, havia respondido que a aprendizagem só é absorvida através do desenvolvimento das habilidades do ser humano. A autora afirma que: os processos de desenvolvimento e de aprendizagem estão relacionados; a relação entre esses processos é explicada de forma diferente pelas teorias psicológicas; a definição de desenvolvimento que enfatiza é que desenvolvimento é um processo descontínuo, marcado por rupturas, retrocessos e reviravoltas.
            Assistimos ao vídeo de apresentação do módulo 5, Educação, Sociedade e Trabalho feita pelo Profº Ricardo Gonçalves Pacheco, começa dizendo que a mesma foi elaborada em conjunto com o Prfº Erasto Fortes Mendonça, na unidade 1, aborda a construção da lente sociológica, a unidade 2, o funcionalismo, teoria fundada por Durkheim e materialismo dialético, a unidade 3, cita a educação na perspectiva conservadora com registro de Émile Durkheim e a influência liberal de John Dewey e da teoria do capital humano, a unidade 4, sobre a educação na perspectiva crítica, a unidade 5, a reestruturação capitalista, reformas de Estado e o mundo do trabalho.
            Depois disso acompanhamos na apostila a apresentação e os objetivos do da mesma, as estagiárias de pedagogia que são alunas do Helton, leram a introdução, o conceito de sociologia.
Foram propostos por colegas que assistíssemos aos vídeos: Projeto de Vênus e Persépolis.
Então foram sorteados os grupos que apresentarão um anúncio televisivo em 14/05/11, focado nas idéias dos sociólogos estudados. Também teremos que escolher um pratique ou reflexão sobre o tema sorteado e publicar no Blog ou entregar impresso. O tema do meu grupo é sobre John Dewey, as colegas: Carla e Letícia fazem parte do meu grupo.
Falamos sobre os PPS do módulo, sendo que um deles será a visita a uma aldeia indígena é formada por 3 etnias: Guarani, Kaingang e Xetá, que deveremos pesquisar e incluir no relatório que será uma das tarefas dessa PPS. A visita será dia 07/05/11, sairemos às 9:00 do terminal do Pinheirinho e iremos até a aldeia que fica na Estrada Del. Bruno de Almeida, 5400 – Cachimba.
Assistimos ao filme “Ilha das Flores”, que tem como tema a pobreza, fome e exclusão social, mostra o ciclo da cadeia produtiva, que gera lucro em forma de dinheiro para alguns que são os que fabricam o lixo que será selecionado para alimentar os porcos do dono do terreno onde é despejado, o que sobrar desse lixo servirá de alimento aos seres humanos que vivem na pobreza e que apesar de terem a “liberdade” proposta pelo socialismo, são excluídos socialmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário