quarta-feira, 23 de março de 2011

Módulo 4 – Aula 02 – 19/03/11

Nesse dia reunimos nossa turma com a da tutora Amélia, para assistirmos um filme, o título é “Crianças Invisíveis” – UNESCO, 2005, nesse filme continham vários vídeos, porém nós assistimos 4 deles.
O primeiro era “Ciganos” – (Sérvia), contava a história de meninos ciganos, que são explorados por seus pais, para enganar e roubar as pessoas da cidade em que se encontram. Começa mostrando um menino que está preso em um reformatório, e por ser pequeno é maltratado pelos meninos maiores, porém diferentemente de sua vida fora da prisão, lá ele tem o Diretor e os guardas que o defendem. Ele é libertado da prisão com a intenção de parar de roubar mas quando encontra seu pai, é obrigado a roubar, e para não ser pego pelos perseguidores após seu roubo ele volta para o reformatório pulando o muro, pois é lá que ele se sente seguro.
O segundo vídeo, “Crianças de Jesus na América” (EUA), começa com algumas crianças retornando da escola em um bairro pobre dos EUA, estão conversando sobre as pessoas que eles conheciam que eram ligadas ao crime e que haviam morrido recentemente, uma das meninas era vítima de bullying porque seus pais além de serem drogados eram também portadores do vírus HIV, a mãe apesar de tudo era carinhosa com a menina. Na escola uma das alunas bateu nessa menina, tirando sangue da mesma, e a mãe da menina  que bateu, quando foi chamada na escola para resolver o problema, defendeu a filha, e disse que não queria que sua filha estudasse com uma menina aidética,  e a diretora não fez nada para defender-la. Então ela vai para casa mais cedo, e escuta os pais discutindo sobre o assunto, descobre que o pai passou o vírus para a mãe que por conseqüência passou para ela, ela fica desesperada, porque descobre que está condenada à morte, então seus pais a levam a uma ONG, onde outros adolescentes portadores do vírus, trocam suas histórias e procuram a melhor maneira de lidar com o problema.
No terceiro vídeo, “ Bilu e João (Brasil), conta a história de 2 irmãos que moram em uma favela, e são catadores de latinha e papelão, sobrevivem às suas custas sem ninguém para defendê-los, não vão à escola e são explorados por outros moradores da favela, é uma realidade bastante comum para todos nós brasileiros, pois o vídeo é feito em São Paulo, mas poderia ser em qualquer cidades grande em nosso país, porque o problema é comum.
O quarto vídeo, “Ciro” (Itália), conta a história de um menino que era explorado pela mãe, que o obrigava a roubar para levar dinheiro para casa, ele tinha pensamentos suicidas. Ciro e seu amigo roubam um relógio Rolex, depois de uma fuga longa por vários lugares da cidade italiana, levam para o receptador que fica em um parque de diversão, ele lhes paga uma mixaria, e como complemento lhes dá fichas para brincarem nos brinquedos do parque, que é quando eles por alguns instantes encontram a diversão que deveria fazer parte de suas vidas de criança.
Depois de assistirmos o filme, houve uma discussão sobre o assunto, e tivemos o intervalo.
Quando voltamos do intervalo fomos para outra sala, que talvez seja a nossa nova sala de aula, reunimos os grupos formados para a apresentação do trabalho proposto na aula anterior, e discutimos sobre o assunto, depois falamos sobre o PPS – Entrevista com alunos, e nos foi entregue algumas perguntas para serem respondidas no Memorial.

Reflexão:

1)     O que é infância?
R: - É o período da vida humana que vai do nascimento à adolescência, este período vai desde o nascimento até os 12 anos mais ou menos, quando começa a adolescência. A infância é a fase da vivência e percepção do mundo a partir do olhar, tocar, saborear, sentir e agir.


2)     Como deve ser vivida?
R: Deve ser vivida com a supervisão de adultos responsáveis que deverão cuidar e ajudar a criança a se tornar um adulto completo, lhes proporcionando:
Brincar mais com outras crianças;
Ter domínio das habilidades motoras;
Ouvir histórias que estimule a imaginação;
Saber seus direitos e deveres;
Querer aprender e receber estímulo quando precisar;
Conhecer e conviver com pai e mãe;
Poder alfabetizar-se no tempo certo;
Viver em harmonia com todos;
Adquirir alimentos naturais e saudáveis para seu desenvolvimento corporal e intelectual;
Dormir todos os dias10hs. de sono tranquilo e aconchegante;
Ser criança verdadeiramente e completamente. 


3)     De que forma pode ser feliz?
R: Mantendo a ingenuidade de ser criança, simplicidade do ser humano e a inocência da vida. 


4)     Quais são as histórias da infância de cada um deles?
R: Em todos os vídeos assistidos, os direitos das crianças são violados e as crianças vivem de forma subserviente.

5)      O que foi inesquecível?
R: O fato de que uma criança pensar em suicídio para por fim em seu sofrimento, mostrado na história de Ciro.

6)     Qual história mais se destacou para você? Justifique.
R: Apesar de todas as histórias serem tristes, a da menina portadora do vírus da AIDS é a mais triste porque não tem como ser revertida.

7)     Vocês acreditam que as condições materiais, ambientais e familiares interferem no desenvolvimento humano? De que forma?
R: Sim, a falta dessas condições interfere na aprendizagem, que é um dos fatores de desenvolvimento humano.

8)     A convivência com o grupo é muito importante para o desenvolvimento da personalidade?
R: A formação da personalidade se dá a partir emoção, é através da emoção que se começa o contato interpessoal entre os grupos de pessoas. O ser humano mesmo sendo um ser racional, pode sofrer algumas influências nos grupos onde vivem em sociedade, e a emoção é o ponto de partida para o estudo.

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/38057/1/PERSONALIDADE-E-DESENVOLVIMENTO-HUMANO--COMUNICACAO-E-RELACIONAMENTO-INTERPESSOAL-LIDERANCA-E-MOTIVACAO/pagina1.html#ixzz1HRl3T0OI

9)     O aluno quando chega à escola já tem uma personalidade formada? A escola de alguma forma interfere na formação desta personalidade? Como?
R: A personalidade serve para adaptação dos indivíduos, serve para sua defesa, protegendo a sua identidade das agressões do meio onde está inserido, pois o meio interfere sempre com as diferentes culturas os diferentes tipos de vivências, tudo pode interferir nessa personalidade durante as fases de desenvolvimento do indivíduo e este processo vai até o fim da vida. Por isso pode-se perceber que uma parte da personalidade é hereditária e é chamada de temperamento, e outra parte, aquela que sofre influências do meio quando em contato com outros seres no ambiente social é chamada de caráter, que é tudo aquilo que se adquire com as experiências pelas quais se passa no decorrer da vida e principalmente na infância, onde acontece as principais fases de desenvolvimento da criança,

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/38057/1/PERSONALIDADE-E-DESENVOLVIMENTO-HUMANO--COMUNICACAO-E-RELACIONAMENTO-INTERPESSOAL-LIDERANCA-E-MOTIVACAO/pagina1.html#ixzz1HRmM0ind

Um comentário:

  1. Excelente postagem! A infância bem aproveitada, constói adultos saudáveis mentalmente!
    abraço

    ResponderExcluir